quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Unidade Formativa 6 - do PJU

UNIDADE FORMATIVA VIdo GUIA DE ESTUDO:
Tema: JUVENTUDE E CIDADANIA
Período: Setembro/Outubro/Novembro-2011
Caro(a) Estudante,
Com esta unidade, a Unidade Formativa VI, vamos terminando o nosso curso. Vai ficar conosco uma saudade do tempo bom em que compartilhamos conhecimentos, habilidades, atitudes e, sobretudo, muitos sentimentos. Sentimentos de alegria, de curiosidade, de expectativa, de crescimento, e agora, especialmente, de vitória, de desafios superados. Não é por acaso que esta unidade se chama JUVENTUDE  E CIDADANIA. Temos a certeza de que você sentiu, ao longo desta trajetória de três semestres, o desenvolvimento da sua condição de cidadão. Embora a cidadania seja uma condição inerente ao ser humano, é com o desenvolvimento de nossa  personalidade, de nossa capacidade crítica, de nossos conhecimentos, de nossas habilidades de interação com a comunidade e com o mundo que adquirimos a possibilidade de exercer com dignidade a nossa condição de cidadãos. Para que este objetivo maior pudesse se concretizar, cada um dos nossos autores contribuiu com o fruto de seus saberes e reflexões, expressos nos textos que foram sendo entregues a você, reunidos nos seis guias de estudo que ora se completam.
As CIÊNCIAS HUMANAS trazem a sua contribuição: a História e a Geografia são resgatadas, para conduzi-lo da Grécia antiga, berço da democracia, até chegar às noções de liberdade,  direitos individuais, direitos civis, entre outros, tal como os conhecemos hoje.  Lembrando-lhe que somos cidadãos brasileiros, consideramos que, embora essa seja uma afirmação presente em nosso dia-a-dia, pouca gente já parou para pensar no significado dela. Analisamos com você questões importantes sobre a juventude e a cidadania, buscando compreender as relações entre o mundo juvenil e a construção de uma sociedade democrática, na qual os direitos dos cidadãos são respeitados. Para tanto, tornam-se objeto de análise as diferenças, as semelhanças e as desigualdades que caracterizam e marcam a realidade brasileira. Afinal, o que é ser um cidadão brasileiro?
Também a LÍNGUA PORTUGUESA traz para você reflexões sobre as questões relativas à cidadania: afinal, o domínio da língua é um dos fatores importantes para o exercício dela. É falando ou escrevendo que podemos participar, opinar, reivindicar, denunciar, reclamar, exigir, defender direitos, e ainda refletir sobre as nossas circunstâncias, compreender e analisar a realidade. O uso da língua nos permite agir.  Buscamos possibilitar-lhe o desenvolvimento de habilidades de leitura, compreensão e interpretação de textos, selecionando saborosos textos em verso e em prosa, entre escritores e poetas de renome do nosso país. O convite feito à leitura constante de livros, jornais e revistas visa ao desenvolvimento do domínio do vocabulário e das estruturas sintáticas da língua. Espera-se que você descubra a inesgotável fonte de prazer que é uma boa leitura. Itens gramaticais são trabalhados para que você conheça mais e melhor o funcionamento da linguagem.
O INGLÊS aparece agora, fazendo uma grande revisão de tudo o que já foi visto, dando ênfase àqueles pontos básicos: (a) o domínio de algum vocabulário, sem o que você não poderia exercitar o seu Inglês; (b) algumas funções básicas da língua, tais como se apresentar, pedir coisas em lanchonetes e/ou restaurantes, pedir um favor etc.; e (c) ganhar um certo automatismo com as formas afirmativas, negativas e interrogativas do verbo to be e outros verbos regulares e irregulares (presente, passado e futuro).  Fica sempre o convite para que você procure assistir a filmes falados em inglês, assistir a filmes e documentários narrados em inglês, para que o seu listening (capacidade de ouvir) se aperfeiçoe. As noções desta língua, tão importante no contexto mundial, que você tiver adquirido aqui no ProJovem Urbano vão instrumentalizá-lo para uma aprendizagem mais sistemática, em um futuro próximo, que tal? Afinal de contas, o aprendizado de uma língua estrangeira pode elevá-lo à condição de “cidadão do mundo”, isn´t it good?
A MATEMÁTICA, ao longo das demais unidades formativas, procurou dotá-lo de habilidades que pudessem prepará-lo para novos desafios. O exercício efetivo e consciente da cidadania exige uma vasta gama de competências que não podem prescindir dos conhecimentos matemáticos. Foi-lhe proporcionado, nesta unidade, um interessante estudo sobre a sua conta de energia elétrica e a sua conta de água. Algumas noções novas a respeito de gráficos e equações, áreas de figuras planas, todos os assuntos de grande aplicabilidade no seu dia-a dia.  O comércio não foi esquecido e noções básicas da Matemática necessárias à sua compreensão são objeto de estudo. Potências e raízes, e um breve estudo das probabilidades e das funções não faltaram. Para não perder o costume, a unidade se fecha com o desafio da resolução de problemas que resgatam assuntos vistos em outras unidades.
Nas CIÊNCIAS DA NATUREZA, o leque de conhecimentos foi bastante amplo. Sexualidade, cuidados com o corpo, gravidez, métodos anticoncepcionais, os perigos do uso das drogas são alguns dos tópicos abordados pela Biologia. A Química cuidou do consumo de produtos químicos, dos perigos da poluição ambiental e da química aplicada à agricultura. Na Física foram tratados – vejam só! – o trânsito, velocidade, aceleração e espaço. A nossa casa, o planeta em que vivemos, foi estudado cuidadosamente, estabelecendo-se uma comparação entre a Terra e os demais planetas do Sistema Solar. Depois, o seu olhar deve se voltar para a conservação dessa nossa casa: a Terra. E também os efeitos maléficos que o descaso dos homens tem acarretado sobre ela: poluição, efeito estufa, secas, inundações, mudanças na temperatura, aumento do nível das águas do mar, entre outros. Você, “cidadão do mundo”, precisa se informar e trabalhar para a salvação do nosso planeta!
Nos últimos três meses de curso, finaliza-se a experiência de PARTICIPAÇÃO CIDADÃ iniciada com a primeira unidade formativa do ProJovem Urbano. Nesta unidade pretende-se concluir o processo de trabalho, com a realização da avaliação final e a sistematização do que foi planejado e implementado durante o curso. O tema “Cidadania” foi o mote deste conteúdo durante todo o tempo. Exercício de cidadania foi o seu objetivo permanente e agora se apresenta a oportunidade de fechar este ciclo com chave de ouro: espera-se que você e todos os envolvidos no processo adquiram uma visão global da experiência pela qual passaram, habilitando-se para novas aquisições. Quando falamos em exercício de cidadania, pensamos em todo o instrumental de que necessita o cidadão para tal.
Hoje em dia, fala-se muito em inclusão digital, numa referência à necessidade do domínio de conhecimentos de INFORMÁTICA, para boas oportunidades no mercado de trabalho. Este foi o intuito do ProJovem Urbano com a inclusão deste conteúdo: disponibilizar para seus alunos conhecimentos básicos de informática, habilitando-os para posterior enriquecimento. Nas outras unidades, você trabalhou com o software. Nesta unidade, foi introduzido o Hardware: entrada, processamento, armazenamento e saída de dados; placa-mãe; processador, memória RAM e HD; drive de disquete; unidade de CD-ROM ou DVDROM; pen-drives; fonte de alimentação; modem; periféricos; sistemas operacionais; programas antivírus; cópias de segurança. Curioso? Com razão!
Tal como na unidade anterior, a QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL  se concentra no Arco Ocupacional e você vai usar o livro específico do Arco que escolheu.  
Esperamos que este curso tenha sido de enorme valia para você. Sabemos que fez o melhor que pôde para merecer uma vida mais rica. Também demos o melhor de nós! Agora é com você. Boa sorte! A gente se encontra por aí, nas esquinas da vida. (Atenciosamente: Os Autores do PJU)

Nenhum comentário:

Postar um comentário